top of page

A Visitar em ENTRE-OS-RIOS

 

Aqui, poderá conhecer alguns locais ótimos para um dia de passeio neste maravilhoso local!

Rota do Românico

A Rota do Românico do Vale do Sousa constitui uma rota turístico-cultural que agrega um conjunto de 21 monumentos que testemunham o papel desempenhado pela região na história da nobreza e das ordens religiosas.

Penafiel encontra-se representado na Rota do Românico com seis monumentos fortemente marcados por este estilo arquitectónico.

Em Entre-Os-Rios podemos visitar a igreja de São Miguel, Freguesia de Eja.

Descrição

Igreja proto-gótica de planta longitudinal simples, composta por  uma só nave e capela-mor rectangulares, apresentando o arco cruzeiro quebrado e sem colunas, com impostas decoradas com motivos vegetalistas e lanceolados de cariz gótico. O portalprincipal, com arco apontado, não possui qualquer decoração, ao contrário do portal lateral Norte, com arcada de modenatura em toro e escócia, encimada por um friso de aduelas decoradas com motivos fitomórficos do românico tardio. A sua fundação é anterior a 1095, embora o edifício existente seja cronologicamente atribuível à primeira metade do século XIV.

 

Ponte Hintz Ribeiro

A Ponte Hintze Ribeiro foi uma ponte destinada a unir as margens de Entre-os-Rios, em Penafiel (a norte), e Castelo de Paiva (a sul) sobre o rio Douro, emPortugal, tendo sido construída entre 1884 e 1888 pelo engenheiro António de Araújo Silva e a sua construção iniciou-se em 1884, tendo a empreitada ficado a cargo da empresa belga "Société Anonyme Internationale de Construction et Entreprise de Travaux Publics", deBraine-le-Comte. O nome da ponte ficou a dever-se a Hintze Ribeiro, político monárquico açoriano responsável pela sua encomenda e que, mais tarde, chegou a ser primeiro-ministro de Portugal.

A 4 de Março de de 2001, ocorreu um acidente no segundo pilar que provou 59 mortes. No local do acidente, foi erguido um memorial às vítimas da tragédia de Entre-os-Rios, que consiste num anjo com 12 metros de altura e 10 toneladas de peso. Da autoria do escultor Laureano Ribatua, é a maior escultura em bronze realizada em Portugal. Esta escultura simboliza também, segundo Paulo Teixeira, na altura Presidente da Câmara de Castelo de Paiva, "a forma como o poder central deve olhar para o interior".

bottom of page