top of page

Festival da lampreia

Quatro restaurantes servem lampreia, com arroz ou à bordalesa, a preços económicos, em Entre-os-Rios, Penafiel. Os empresários de restauração esperam a visita de milhares de amantes deste ciclóstomo que só está presente nas mesas dos restaurantes entre Janeiro e Abril de cada ano.

 

Endoenças

Centenas de fiéis participarmna procissão das Endoenças em Entre-os-Rios, um evento ímpar na religiosidade local com uma história de mais de 300 anos, dedicado ao Senhor dos  A procissão segue da Igreja Paroquial do Torrão, para a Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, Penafiel, onde terá lugar o "Sermão do Encontro", entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. A passagem dos andores será iluminada, como é hábito, por milhares de tigelinhas colocadas ao longo de ambas as margens do rio e “Barcos de Fogo” que farão o acompanhamento da procissão. 

Bombeiros Voluntários de Entre-Os-Rios

Fundada em 16 de Junho de 1923, na povoação ribeirinha que lhe deu o nome, iniciou a sua actividade em instalações provisórias, adquirindo alguns anos mais tarde (1930) um edifício próprio, que até dia 26 de Março de 2006 foi a Sede da Corporação e foi adquirida pela quantia de vinte e seis mil escudos.

Em 1956, recebeu por doação, uma pequena parcela de terreno contígua ao antigo Quartel, permitindo uma 1ª ampliação do edifício e assim se construísse u mais amplo espaço para viaturas, gabinetes para o Comando Direcção e um salão onde passaram a realizar-se as Assembleias Gerais e por longos períodos quase todos os acontecimentos de carácter cultural (cinema e bailes).

Mercê de enorme desenvolvimento da área envolvente e pela necessidade de corresponder ás crescentes e constantes solicitações de socorro e protecção, adquiriram em 1989 um prédio urbano que depois de adaptado (1990), veio permitir que ali se construísse uma sala onde era dada a formação, um novo gabinete para o comando, uma camarata apetrechada de 5 camas e um anexo onde passou a instalar-se todo o parque de viaturas de combate a incêndios.

A 26 de Março de 2006 é fundado o Quartel Dr. Manuel Alves Moreira.

Atendendo aos valiosos serviços prestados, a Associação Humanitária foi considerada instituição de utilidade pública por decreto-lei publicado no Diário do Governo n.º 126, II série, de 1 de Junho de 1932, pelo Ministro da Instrução Pública, foi-lhe concedido público louvor pelo benemérito procedimento na sua actuação no incêndio declarado no Mosteiro de Paço de Sousa, na madrugada do dia 09 de Março de 1927, conforme consta no Diário do Governo n.º 113, II série, 26 de Maio de 1927.

Da Câmara Municipal de Penafiel, recebeu a Medalha de Ouro do Concelho, pela forma abnegada como se tem dado ao serviço da comunidade, conforme acta de reunião do Executivo, de 9 de Fevereiro de 1989.

Em 14 de Janeiro de 2002 foram homenageados pelo Sr. Presidente da Republica como Grão- Mestre das Ordens Honorificas Portuguesas.

Tendo por lema « Vida por Vida », a Associação, hoje como durante os quase 86 anos de existência, está durante 24 horas do dia ao serviço da Humanidade. Para além da sua acção humanitária a Associação tem presentemente, uma secção desportiva, uma Juvebombeiro, uma secção feminina e uma considerada fanfarra.

Actualmente o corpo activo dispõe de 50 elementos, e caracteriza-se pela juventude.

 

Eventos realizados:

1º Desfile de moda solidário

A Juvebombeiro dos Bombeiros Voluntários De Entre-os-Rios realizou um desfile solidárioa 20 de Março de 2012 a favor da associação , de forma a comprar equipamento em falta, com a ajuda dos comerciantes locais.

Os convidados e apresentadores foram o ator e cantor FF e a atriz Diana Nicolau.

2º Desfile de moda solidário

Sendo um sucesso o primeiro desfile realizado a juvebombeiro realizou o segundo desfile solidário, nos dias 15 e 16 de Março de 2013,agora com o intuito de ajudar a reabilitar uma viatura de urgência, agora com a apresentação de Jean Mark da casa dos segredos 3.

bottom of page